16 anos de fé e devoção – 2003/2019


quinta-feira, 31 de julho de 2014

CONVITE MISSA

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus do bairro Bezerra e Sousa convida todas as famílias para participarem nesta sexta-feira 01.08 na Igreja do Coração de Jesus Missa da 1.ª sexta-feira as 19h celebrada pelo Pe. Denilson e animada pelos animadores da comunidade. Na oportunidade a comunidade celebra com alegria a abertura do mês vocacional e a proximidade da festa do jubileu de 50 anos da diocese de Crateús.

Venha traga sua família e participe das bênçãos gloriosas do Sagrado Coração de Jesus!  



    

domingo, 20 de julho de 2014

BISPO DOM AÍLTON ANALISA POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS DE PADRES NAS PARÓQUIAS DA DIOCESE DE CRATEÚS

O Bispo Dom Aílton Menegussi faz uma avaliação da situação das paróquias que integram a Diocese de Crateús, sobre o trabalho realizado junto as comunidades e a possibilidade de mudanças de padres para outras igrejas. Em Tauá, há um desejo do Padre Denilson Furtado de atuar em outros municípios da Região, já externados inclusive ao Bispo. Em entrevista à Rádio Difusora dos Inhamuns e Blog do Wilrismar, Dom Aílton falou sobre a possibilidade de troca de padres nas paróquias da Diocese.

Veja a entrevista!



SITE: BLOG DO WILRISMAR HOLANDA

sexta-feira, 18 de julho de 2014

COM HISTÓRIA MARCADA POR DESAFIOS, DIOCESE DE CRATEÚS FESTEJA 50 ANOS



Á são 50 anos de uma caminhada marcada por desafios, lutas e conquistas. A Diocese de Crateús, atualmente formada por 15 paróquias, está bem próxima da comemoração do jubileu.
A província eclesial surgiu no dia 9 de agosto de 1964, sob os cuidados de Antônio Batista Fragoso, o dom Fragoso, também conhecido como Bispo dos Inhamuns. Ele foi prelado da diocese de Crateús durante 34 anos e ficou conhecido por virtudes como humildade e generosidade. Segundo populares, o religioso não só trouxe a fé cristã à comunidade, como também iniciou a luta pela libertação de um povo que estaria passando por sofrimento.
Há três anos já vem sendo comemorado o jubileu da diocese. Nos próximos dias 8 e 9, haverá o clímax dessa comemoração. A festa contará com a participação de boa parte da população, além de autoridades eclesiásticas, pastorais e agentes que fazem parte dos 50 anos de caminhada da instituição. A celebração será tanto na Catedral, como na paróquia Imaculada Conceição. Dentro da programação está o momento solene com acolhimento dos restos mortais de dom Fragoso, assembleia, almoço festivo e celebração final. Serão momentos de revisitar a história do catolicismo em Crateús.
De acordo com o atual bispo da diocese, dom Ailton Menegussi, “esse momento é muito importante. Um povo que não conhece a sua historia é um povo sem memória” destaca.
Trajetória
A primeira década foi marcada pelo golpe militar. Tudo lembrava a repressão. “Dom Fragoso era homem determinado em estimular a igreja progressista, libertadora, popular e com a opção para os pobres”, destacou uma das responsáveis pelo Instituto Dom Fragoso, Ivani Sales. Ele criou sindicatos dos trabalhadores rurais, fundou a Cáritas, lutou pelo surgimento de escolas públicas, montou grupos de jovens e criou o Ninho, grupo que realizava o trabalho de ajuda às prostitutas. Essas eram as maiores preocupações do religioso.
A segunda década é lembrada pela grande seca que assolava todo o Nordeste. Foi época de miséria, e o papel da igreja teve grande importância. “Dom Fragoso transformou uma sociedade rural em urbana. A Cáritas, fundada por ele, auxiliou a população para lutar por moradias”, destaca Ivani. Na terceira década, teve destaque a criação das escolas populares paroquiais. Já na passagem dos 40 anos, o fato marcante foi a saída de Dom Fragosa para a entrada de um novo bispo, dom Jacinto Brito, que atualmente é arcebispo de Teresina-PI. Ele continuou a caminhada de luta e fé, iniciada por Dom Fragoso.
A última década se destaca pelo 10º Encontro da Comunidade Eclesiais de Base (CEBs). Ela abre a festa do Jubileu da Diocese. Nesse período foram criadas várias paróquias, como as de Quiterianópolis, Ararendá e a paróquia Imaculada Conceição, situada em Crateús. Houve também a refundação da Cáritas Diocesana. Outro momento importante dessa década foi a saída de Dom Jacinto e a chegada do bispo Dom Ailton Menegussi, que está há seis meses na Diocese. “O Jubileu é um momento de memória, de celebração. Momento de avaliação da nossa caminhada e, também, de projetar o nosso futuro a partir do presente. Convidamos a todos para esse momento”, diz dom Ailton.

Luanna Leitão
Colaboradora





SITE: RÁDIO CULTURA DOS INHAMUNS

BISPO DIOCESANO DOM AILTON FALA SOBRE OS 50 ANOS DA DIOCESE DE CRATEÚS

O Bispo da Diocese de Crateús, Dom Aílton Menegussi esteve em Tauá na última sexta-feira, 11, quando participou da festa da colheita no Assentamento Angicos e se encontrou com jovens da Pastoral da Juventude Rural de Tauá. Em entrevista à Rádio Difusora dos Inhamuns e Blog do Wilrismar, o Bispo fez um balanço dos primeiros 6 meses a frente da Diocese e falou sobre as comemorações alusivas aos 50 anos de fundação da entidade. Dom Aílton também disse como estão os preparativos para o traslado dos restos mortais do Bispo Dom Fragoso para o município de Crateús, durante as comemorações do Jubileu da Diocese no início do mês de agosto.

 Assista a entrevista!


MATÉRIA E ENTREVISTA: BLOG DO WILRISMAR HOLANDA

sábado, 12 de julho de 2014

CARAVANA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PARTICIPA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM ALTAMIRA

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus do bairro Bezerra e Sousa participou na noite de ontem 11.07 das festividades de Nossa Senhora do Carmo padroeira da comunidade de Altamira- Carrapateiras. A caravana de mais de 50 pessoas participaram com muita fé da Santa Missa celebrada pelo Pe. Denilson que junto com a comunidade renovou as alegrias de um casal que reavivou a bênção de Deus pelos seus 60 anos de união conjugal. Após a Santa Eucaristia a comunidade do Coração de Jesus animou o leilão relâmpago que mais uma vez motivou a comunidade a reviver as noitadas culturais da festa do Sagrado Coração de Jesus.    


















domingo, 6 de julho de 2014

IGREJA DE CRATEÚS CELEBRA JUBILEU DE OURO

A Diocese de Crateús celebra no próximo dia 09 de agosto Jubileu de Ouro com participação marcante de todas suas paroquias. A edição especial do Roceiro DIOCESE DE CRATEÚS 50 ANOS DE CAMINHADA revela em memória o quinquagésimo ano que será para nós um ano de júbilo.