16 anos de fé e devoção – 2003/2019


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

COMUNIDADE REALIZARÁ SUA IV ASSEMBLEIA DE ANIMADORES

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus realizará sua IV ASSEMBLEIA DE ANIMADORES no próximo domingo, 30.08, com o tema: Sou Igreja: No Senhor Vivo Minha Vocação. O encontro terá como palestrante a Ir. Lúcia da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. O encontro finalizará com a Celebração da Palavra as 15h assumida com alegria pelos participantes.

 PROGRAMAÇÃO

7:30h- CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ
8:00h- ORAÇÃO 
8:30h- RELAX E MINI PALESTRA (Ir. Lúcia)

Tema: Sou igreja: No Senhor vivo minha vocação
Texto base: Mc 6,7-13

9:45h- Dinâmica

10:00h- APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES RELIGIOSAS E PASTORAIS 

10:20h-ATIVIDADE DE GRUPO
11:30h- APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS NA PLENÁRIA

12:00h- ALMOÇO (planejamento da celebração da palavra)

12:50h- RETORNO: Dinâmica

13:00h- ESTUDO SOBRE BÍBLIA (Cícero)
Apresentação de vídeos e reflexão partilhada

13:50h- LANÇAMENTO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO (D.Terezinha)   

14:20h- ENVIO E COMPROMISSOS

15:00h- CELEBRAÇÃO DA PALAVRA


Comunidade do Sagrado Coração de Jesus
Bezerra e Sousa


COMUNIDADE ENCERRA ENCONTROS VOCACIONAL

Encerrou na noite desta quinta, 27.08, encontros vocacional com boa participação dos animadores e comunidade de fé. O encontro ajudou a refletir o tema: Vocação e a Vida Laical, valorizando a importância do leigo na igreja e nas pastorais como um serviço. Nessa caminhada de fé o momento foi de grande importância e possibilitou os presentes uma reflexão a partir do evangelho do jovem rico, Mc 10,17-22, através da realidade. O momento foi acolhido pela animadora Mocinha que reside na rua Cândido Alves Bezerra que ao final partilhou um gostoso lanche com os presentes.











 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PASTORAL DA CRIANÇA É FORTALECIDA NO CONJUNTO DOMINGOS GOMES

Aconteceu no Salão Comunitário do Conjunto Domingos Gomes, encontro com as crianças e suas mães acompanhadas pela pastoral da criança. A celebração da vida contou com a presença dos profissionais do Centro de Referência da Assistência Social-CREAS que fez doações de várias cestas básicas as famílias acompanhadas pela pastoral. A pastoral tem como líder, a forte animadora Belirana com apoio do amigo Marcelino, que sempre juntos, realizam visitas e acompanham as crianças e suas famílias. O encontro aconteceu no iniciou da noite de hoje, 21.08, no Salão Comunitário. 








    

ENCONTRO VOCACIONAL CELEBRA O TEMA: VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA

A comunidade do Sagrado Coração de Jesus, se encontrou na noite de ontem, 20.08, na rua "C", na casa do casal, Chico Munda e Dona Quinquina, para viver mais um encontro vocacional com o tema: Vocação à Vida Religiosa. O encontro contou com boa participação dos animadores e da comunidade de fé que na oração e na reflexão, valorizaram em preces a importância da vida consagrada para a comunidade, bem como, o serviço de doação e partilha. O próximo encontro irá acontecer na casa da Mocinha, na rua Cândido Alves Bezerra, no dia 27.08, com o tema: Vocação Laical.





         

COMUNIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS PARTICIPA DA MEMÓRIA DA MORTE DE PADRE ALFREDINHO E DOM FRAGOSO

Os animadores da comunidade do Coração de Jesus, participaram do encontro da memória das mortes do Padre Alfredinho e Dom Fragoso, no último dia, 12,08, na localidade de Barra do Vento na Serra de São Domingos. O encontro foi organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que contou com mais de 50 pessoas em momento de oração e memória dos grandes baluartes da fé, do serviço e da caridade da nossa diocese. Alfredinho, 15 anos, celebrando as alegrias da eternidade e Dom Fragoso 09 anos. A capela dos direitos é um marco de fé e devoção, espaço onde Alfredinho morou e por várias vezes celebrou com os mais simples e mais humildes. Conheça agora um pouco da história de uma homem santo.

 PADRE ALFREDINHO SINAL DA CARIDADE DE DEUS 

  Em 1.968 chegou  do Canadá o padre  Alfredinho, religioso Filho da Caridade e trazia em sua bagagem a vontade de viver no meio dos mais pobres. Ele pensava em residir na favela dos alagados em Salvador (Bahia), mas o arcebispo não concordou, e mudando de ares, ele foi aprender a língua portuguesa em Crateús onde dom Fragoso, bispo diocesano, o acolheu. Passado alguns meses,  a amizade com Dom Fragoso se intensificou, a ponto do padre Alfredinho resolver ficar em Crateús.

            Fredy Kunz (padre Alfredinho) realizou um trabalho apostólico muito profundo nos bairros mais pobres, no meio da prostituição, nas frentes de trabalho, e enfrentou as críticas dos militares naquela época de repressão. O religioso conseguiu que o povo de Crateús fosse acolher com carinho os grupos de camponeses que, deixando as suas terras por causa da seca, vinham à cidade com a intenção de saquear os supermercados: estas pessoas necessitadas foram acolhidas nas casas do povoado como verdadeiros irmãos. As famílias abriam as suas portas aos famintos e surgia o PAF (Porta Aberta aos Famintos). Padre Alfredinho criou na Barra do Vento um centro de retiros, foi chamado para animar retiros de sacerdotes e religiosas, tinha um jeito de viver tão simples e evangélico que se tornou uma figura muito conhecida no Brasil. Fundou a Irmandade do Servo Sofredor (ISSO) que se espalhou em muitos estados do Brasil e muitos países do mundo. Em 1.989 veio para Santo André, viveu no meio dos pobres embaixo de viadutos e na favela Lamartine, situada na região da paróquia São Geraldo.  Nesta favela, ele animou a comunidade Nossa Senhora Aparecida, no coração da favela. Como todo ser humano, a idade comprometia a sua saúde, mesmo alimentando-se bem (arroz, feijão, sopa, legumes, chá, café, suco natural). A sua saúde estava muito precária e, após uma longa doença, faleceu em Santo André no dia 11 de agosto de 2.000. Padre Alfredinho escreveu vários livros, entre eles o mais conhecido: “A burrinha de Balaão” e a vida dele foi biografada por Michel Bavarel, e dentre muitos testemunhos de vida não podemos esquecer a sua resistência contra grupos capitalistas que se enriquecem, vendendo produtos nocivos à saúde de nossa população (por exemplo, padre Alfredinho não tomava qualquer refrigerante fabricado pela multinacional Coca Cola).

            Padre Alfredinho e todos que estiveram e atuam na Irmandade do Servo sofredor escreveram e escrevem uma bonita história, marcada pela espiritualidade do Servo Sofredor (Is. 42ss), o grupo dos sete, os encontros e retiros, e como diz a dona Ricarda “Eu quero ser o que sou, nada mais daquilo que sou”.  Nós continuamos seguindo com nosso carisma, mas que fique registrado: “Os exemplos de santidade acontecem em nossas periferias”.
 
FONTE: BLOG SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL FILHOS DA CARIDADE 
 











 
              

FOTOS: Jordana Alves- Catequista

sábado, 15 de agosto de 2015

PARÓQUIA DE TAUÁ LEMBRA AS MORTES DE PADRE E BISPO

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário celebrou missa na última quarta-feira, 12, na localidade de Barra do Vento-Serra de São Domingos, distrito do Carrapateiras, em Tauá.
A celebração foi feita pelo Padre Maurízio Cremaschi em memória dos 15 anos da morte do Padre Alfredinho, que durante muito tempo morou na comunidade fazendo um trabalho de evangelização com as famílias.
A missa lembrou ainda os 9 anos da morte do Bispo Dom Fragoso, que também teve atuação importante em nossa região, como primeiro Bispo da Diocese de Crateús.
Várias pessoas que moram na cidade de Tauá se deslocaram para a localidade de Barra do Vento para assistirem a celebração e rezarem pelas almas dos dois religiosos que apesar de mortos, são muito queridos pelos tauaenses.

 FONTE: Blog do Wilrismar Holanda

SEMANA DA FAMÍLIA: COMUNIDADE CELEBRA COM ALEGRIA ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS

Aconteceu na noite de ontem, 14.08, encontro temático celebrando a semana da família na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus com o tema: NA CASA ONDE DEUS FAZ MORADA HÁ MISERICÓRDIA E PERDÃO, PAZ E ALEGRIA. O encontro aconteceu na casa da Dona Neuza Falção no DENOCS, com boa participação das famílias e dos animadores da comunidade que assumiram justos a oração e a reflexão. O encontro foi também motivado pela Pastoral Familiar e ficou registrados na agenda de encontros da grande semana da família celebrada pelas comunidades dos bairros de 09 a 16 de agosto, onde terá encerramento na missa das 18:30 na Igreja de São José. O próximo encontro vocacional será dia, 20.08, na rua "C" na casa do casal Chico Munda e Quinquina. 










    

domingo, 9 de agosto de 2015

FELIZ DIA DOS PAIS

 SIMPLESMENTE PAI
 
Ser pai é acima de tudo, não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem.
É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros.
Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais falar no momento preciso.
É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.
Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo.
Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.
Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir. Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar. É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói.
Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.
Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar. É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida.
Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão. Mas ir às lágrimas quando chegam.
Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho. É saber brincar e zangar-se.
É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.
Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja, projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender. De insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação.
Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio. O máximo de convivência no máximo de solidão.
É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver.
É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.
 
 
Fonte: belasmensagens.com

MISSA DOS PAIS CELEBRADA COM ALEGRIA NA COMUNIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Aconteceu nesta tarde, 09.08, celebração eucarística na Igreja do Coração de Jesus, em homenagem ao dia dos pais. A Santa Missa, foi celebrada pelo Pe. Maurizio, que com alegria motivou os fieis de acordo com leituras do dia. Muitos pais participaram do momento e receberam mensagens de motivação e auto estima. Na oportunidade Pe. Maurizio fez um pedido a todos " quem souber, mesmo na sua família que tem um pai que ainda não reconheceu o filho com o registro de nascimento, converse com ele, para que ele possa procurar o cartório e legitimar sua paternidade e que possa ele permitir que o filho lhe chame de pai e o pai lhe chame de filho". No final, todos os pais foram agraciados com os parabéns festivo pelo o dia especial.