16 anos de fé e devoção – 2003/2019


domingo, 21 de fevereiro de 2016

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA PORTA SANTA DA MISERICÓRDIA EM COCOCI

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário participou nesta manhã, 21.02, da abertura da segunda porta Santa da Misericórdia em Cococi, distrito de Parambú. A caravana de Tauá foi conduzida pelos padres Denilson Furtado, Sebastião Cesar e o diácono Jobson. O momento inicial aconteceu em um espaço aberto, conduzido pelo Bispo Diocesano, Dom Ailton Menegussi que coordenou todo o momento oracional e a Santa Missa. Após a comunhão iniciou os ritos para a preparação da abertura da Santa Porta da Misericórdia. A abertura da porta e a bênção final através da asperção da água foi movida pela renovação do batismo. Muitos fiéis e devotos da área sul que compreende as paróquias de Tauá, Parambú e Quiterianópolis viveram o momento que a cada cinquenta anos a igreja revive. Animadores e coordenadores de pastorais da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, do bairro Bezerra e Sousa, participaram do momento permitindo-se a viver os passos da Santa Misericórdia do Senhor as luzes da conversão. O Papa Francisco explica o significado da Porta Santa.

Praça São Pedro/Vaticano
Quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Com essa reflexão chegamos ao limiar do Jubileu, que está próximo. Diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A porta é generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!
Do Sínodo dos Bispos, que celebramos no mês de outubro passado, todas as famílias e toda a Igreja receberam um grande encorajamento para se encontrarem no limiar dessa porta aberta. A Igreja foi encorajada a abrir as suas portas para sair com o Senhor ao encontro dos filhos e filhas em caminho, às vezes incertos, às vezes perdidos, nestes tempos difíceis. As famílias cristãs, em particular, foram encorajadas a abrir a porta ao Senhor que espera para entrar, levando sua benção e sua amizade. E se a porta da misericórdia de Deus está sempre aberta, também as portas das nossas igrejas, das nossas comunidades, das nossas paróquias, das nossas instituições, das nossas dioceses, devem estar abertas, para que assim todos possam sair e levar essa misericórdia de Deus. O Jubileu significa a grande porta da misericórdia de Deus, mas também as pequenas portas das nossas igrejas abertas para deixar o Senhor entrar – ou tantas vezes sair o Senhor – prisioneiro das nossas estruturas, do nosso egoísmo e de tantas coisas.
O Senhor nunca força a porta: também Ele pede permissão para entrar. O Livro do Apocalipse diz: “Eu estou à porta e bato. Se alguém escuta a minha voz e me abre a porta, eu virei a ele, cearei com ele e ele comigo” (3, 20). Imaginemos o Senhor que bate à porta do nosso coração! E na última grande visão deste Livro do Apocalipse, assim se profetiza da Cidade de Deus: “As suas portas não se fecharão nunca durante o dia”, o que significa para sempre, porque “não haverá mais noite” (21, 25). Há lugares no mundo em que não se fecham as portas com chave, ainda há. Mas há tantos onde as portas blindadas se tornaram normais. Não devemos nos render à ideia de dever aplicar esse sistema a toda a nossa vida, à vida da família, da cidade, da sociedade. E tão menos à vida da Igreja. Seria terrível! Uma Igreja inospitaleira, assim como uma família fechada em si mesma mortifica o Evangelho e seca o mundo. Nada de portas blindadas na Igreja, nada! Tudo aberto!
A gestão simbólica das “portas” – dos limiares, das passagens, das fronteiras – se tornou crucial. A porta deve proteger, certo, mas não rejeitar. A porta não deve ser forçada, ao contrário, se pede permissão, porque a hospitalidade resplandece na liberdade do acolhimento e se escurece na prepotência da invasão. A porta se abre frequentemente para ver se do lado de fora há alguém que espera e, talvez, não tem a coragem, talvez nem mesmo força de bater.
Quanta gente perdeu a confiança, não tem a coragem de bater à porta do nosso coração cristão, às portas das nossas igrejas…E estão ali, não têm a coragem, tiramos a confiança delas: por favor, que isso nunca aconteça. A porta diz muitas coisas da casa e também da Igreja. A gestão da porta requer atento discernimento e, ao mesmo tempo, deve inspirar grande confiança. Gostaria de dizer uma palavra de gratidão para todos os guardiões das portas: dos nossos condomínios, das nossas instituições cívicas, das próprias igrejas. Muitas vezes, a atenção e a gentileza da portaria são capazes de oferecer uma imagem de humanidade e de acolhimento a toda a casa, desde a entrada. Há de se aprender com estes homens e mulheres, que são os guardiões dos lugares de encontro e de acolhimento da cidade do homem! A todos vocês, guardiões de tantas portas, seja das casas, seja portas das igrejas, muito obrigado! Mas sempre com um sorriso, sempre mostrando o acolhimento daquela casa, daquela igreja, assim o povo se sente feliz e acolhido naquele lugar.
Na verdade, sabemos bem que nós mesmos somos os guardiões e os servos da Porta de Deus e a porta de Deus como se chama? Jesus! Ele nos ilumina sobre todas as portas da vida, incluindo aquelas do nosso nascimento e da nossa morte. Ele mesmo afirmou isso: “Eu sou a porta: se alguém entra através de mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10, 9). Jesus é a porta que nos faz entrar e sair. Porque o rebanho de Deus é um abrigo, não é uma prisão! A casa de Deus é um abrigo, não é uma prisão e a porta se chama Jesus! E se a porta está fechada, dizemos: “Senhor, abre a porta!”. Jesus é a porta e nos faz entrar e sair.
São os ladrões aqueles que procuram evitar a porta: é curioso, os ladrões procuram sempre entrar por outro lado, pela janela, pelo teto, mas evitam a porta, porque têm intenções más e se infiltram no rebanho para enganar as ovelhas e tirar proveito delas. Nós devemos passar pela porta e ouvir a voz de Jesus: se ouvimos o seu tom de voz, estamos seguros, estamos salvos. Podemos entrar sem medo e sair sem perigo. Nesse belíssimo discurso de Jesus, se fala também do guardião, que tem a tarefa de abrir ao Bom Pastor (cfr Jo 10,2). Se o guardião ouve a voz do Pastor, então abre e faz entrar todas as ovelhas que o Pastor traz, todas, incluindo aquelas perdidas nos bosques, que o bom Pastor foi resgatar. As ovelhas não são escolhidas pelo guardião, pelo secretário paroquial ou pela secretaria da paróquia; as ovelhas são todas enviadas, são escolhidas pelo bom Pastor. O guardião – também ele – obedece à voz do Pastor. Bem, poderíamos bem dizer que nós devemos ser como aquele guardião. A Igreja é a porteira da casa do Senhor, não é a patroa da casa do Senhor.
A Sagrada Família de Nazaré sabe bem o que significa uma porta aberta ou fechada, para quem espera um filho, para quem não tem morada, para quem deve escapar do perigo. As famílias cristãs façam de sua porta de casa um pequeno grande sinal da Porta da misericórdia e do acolhimento de Deus. É justamente assim que a Igreja deverá ser reconhecida, em todo canto da terra: como a guardiã de um Deus que bate, como o acolhimento de um Deus que não te fecha a porta na cara, com a desculpa de que você não é de casa. Com este espírito nos aproximamos do Jubileu: haverá para nós a Porta Santa, mas há a porta da grande misericórdia de Deus! Haja também para nós a porta do nosso coração para receber todos o perdão de Deus e dar, por nossa vez, o nosso perdão, acolhendo todos aqueles que batem à nossa porta.













      

domingo, 14 de fevereiro de 2016

ENSAIO DA VIA-SACRA MOTIVA A COMUNIDADE A VIVER OS PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO

Aconteceu neste domingo,14.02, o primeiro ensaio da via-sacra, edição 2016 do bairro Bezerra e Sousa, com participação dos animadores, atores e figurinos da memória dos passos da Paixão de Cristo. A encenação da paixão será no dia 25 de março as 15h, na Igreja do Coração de Jesus, percorrendo pelas principais ruas do bairro e vivendo com fé e esperança os últimos passos de Jesus ao calvário rumo a Santa ressurreição. O próximo ensaio será dia 28.02 depois da celebração da palavra e contamos com um maior número de participantes. A cada ano vem crescendo a participação da comunidade e dos bairros nessa caminhada orante, reflexiva e penitêncial. São 16 anos de fé e devoção vivendo a memória dos passos de Jesus rumo a ressurreição.   

 
 















COMUNIDADE INICIA ENSAIOS PARA VIA-SACRA EDIÇÃO 2016

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus do bairro Bezerra e Sousa, inicia nesta tarde, 14.02, as 16h, na Igreja do Coração de Jesus os ensaios para a encenação dos passos da Paixão de Cristo. A via-sacra já é uma tradição de mais de 15 anos em que os animadores e comunidade em geral vive com fé e devoção a memória dos caminhos da Paixão. Nessa memória tradicional os figurantes e atores incorporam os personagens e vive com fé cada momento em que as estações retratam os caminhos do calvário. O cortejo percorre pelas principais ruas do bairro fortalecendo a fé, vivendo as práticas de Jesus. A Campanha da Fraternidade Ecumênica-2016 será o foco principal das reflexões e das orações durante o percurso. A procissão de Domingo de Ramos será dia 20.03 saindo da Igreja do bairro seguindo até a Igreja de Nossa Senhora das Graças no bairro Alto Brilhante onde acontecerá a missa as 7h e bênção dos ramos.  A via-sacra está marcada para a sexta-feira da paixão, 25 de março do  corrente ano com abertura as 15h na Igreja do Coração de Jesus.         


terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

FORMAÇÃO E ESTUDO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016

Os animadores da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus do bairro Bezerra e Sousa, realizaram na noite de ontem, 08.02, encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 com o Tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade” e Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5.24). O encontro foi dinamizado com apresentação dos tema e lema, cartaz e vídeos de estudo sobre o referido tema e ao mesmo tempo confrontando com a realidade local. Na oportunidade foi apresentado documentação e fotos dos locais que falta saneamento básico e infraestrutura nos bairro Bezerra e Sousa, Prourb, Conjunto Domingos Gomes e bairro Manoel Alves Mota. Os encaminhamentos nortearam ações de mobilização e sensibilização da comunidade, bem como do poder público e órgãos competentes nas áreas. A agenda de trabalho contempla para o mês de março reunião com a rede de serviço de todo o território e caminhada de senilização e visitas domiciliares. 

PROGRAMAÇÃO

03.03.2016- Reunião de estudo e formação ampliada com a rede de serviço e comunidade em geral as 19h na Igreja do Coração de Jesus;

31.03.2016- Caminhada de sensibilização e visitas domiciliares percorrendo pelas principais ruas do bairro.

- Atualizar os dados do mapeamento quanto a situação de água, esgoto e infraestrutura de todos o território de atuação da igreja junto a rede de serviço.    








segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

EMPOSSADO OFICIALMENTE O NOVO PADRE DE TAUÁ

Foi empossado na noite deste domingo, 07.02, na celebração dominical das 18:30h na Igreja de São José o novo Pe. Sebastião Cesar, sendo acolhido por todos os fiéis paroquianos de Nossa Senhora do Rosário. Inicialmente foi feito uma leitura de nomeação dos empossados em nome do Bispo Diocesano Dom Ailton Menegussi, nomeado Pe. Denílson como novo pároco e Sebastião Cesar como padre desta paróquia no período de seis anos. Pe. Denílson reforçou que no dia 16 de abril do corrente ano será a ordenação sacerdotal do diácono Jobson em Crateús e que  ele continuará servido na missão em Tauá junto aos demais. Participaram da missa 16 animadores da paróquia de Monsenhor Tabosa que vinheram viver esse momento com Pe. Cesar, uma vez que o mesmo assumiu sua primeira missão como padre naquela cidade. Após a Santa Missa, Gilvam Pereira, membro da equipe paroquial fez um resumo de ata acolhendo os dois padres motivando-os na fé e na missão, uma fez que toda as pastorais e as comunidades acolhem com alegria e pediu que os mesmos pudessem também acolher as experiências vividas das comunidades. Mais de 500 pessoas participaram da missa e prestigiaram o momento que marca a vida da igreja de Tauá.





  

sábado, 6 de fevereiro de 2016

APOSTOLADO DA ORAÇÃO REALIZA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO ANTES DA MISSA DA 1.ª SEXTA-FEIRA E FORTALECE A FÉ DOS FIÉIS DA COMUNIDADE

O grupo do Apostolado da Oração do bairro Bezerra e Sousa, realizou na noite de ontem, 05.02, momento de Oração e Adoração ao Santíssimo antes da Santa Missa da 1.ª Sexta-feira. O momento foi coordenado pela zeladora Terezinha, que ajudou os presentes a sentir Jesus como presença viva em nosso meio. A oração é uma ponte que nos liga a Deus e nos fortalece na fé e na esperança. Esse momento irá sempre acontecer as 18h antes das missas da 1.ª sexta, com intenção de fortalecer a oração e a espiritualidade da comunidade.




            

PADRE DENÍLSON CELEBRA MISSA DA 1.ª SEXTA-FEIRA E RECEBE HOMENAGENS DA COMUNIDADE

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus do bairro Bezerra e Sousa, realizou na noite de ontem, 05.02, a missa da 1.ª sexta-feira celebrando as alegrias do Sagrado Coração de Jesus, animada e celebrada pelo nosso novo pároco Denilson Furtado. A Celebração Eucaristia foi marcada pela fé e devoção dos devotos do Coração de Jesus, onde as luzes do evangelho mais uma vez possibilitou os fiéis a viver Jesus na Eucaristia. Após a Santa Missa, a comunidade prestou homenagens de acolhida, boas vindas e gratidão a Deus pela vida do nosso pastor Pe. Denílson, rezando e motivando nos caminhos da evangelização a serviço da igreja. A comunidade foi firme em dizer que está pronta para caminhar junto dele e de Jesus nas ações religiosas e comunitária. Denílson recebeu uma comenda de gratidão e acolhida das crianças da comunidade de fé e em seguida o mesmo agradeceu a todos pelo apoio. O novo padre Sebastião Cesar, esteve presente e na oportunidade foi apresentado a comunidade e como servo do Senhor se colocou a disposição da igreja e da missão evangelizadora. Em seguida a comunidade ofereceu os presentes um lanche comemorando com alegria a primeira Celebração do ano na Igreja do Coração de Jesus. 











 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOVO PADRE CHEGA A TAUÁ

Já se encontra em Tauá o novo Padre integrante da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário,Padre Sebastião Cesar Ferreira. Ele foi recepcionado nessa segunda-feira, 01, pelo Padre Denilson Furtado.Padre Cesar vem do Município de Monsenhor Tabosa e vai substituir o Padre Maurízio em Tauá. Seu nome já tinha sido anunciado desde novembro e no final de dezembro ele esteve visitando Tauá. Agora chega pra ficar e na missa tradicional de domingo, as 18:h30, ele será apresentado oficialmente para os católicos tauaenses.


 FONTE: Blog do Edy Fernandes

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

COORDENAÇÃO DE ANIMADORES: ANIMADORES AVALIAM E PLANEJAM AÇÕES PARA O MÊS DE FEVEREIRO

Os animadores da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus do bairro Bezerra e Sousa, se reuniram na noite de ontem, 01.02, no Salão Maria do Socorro para avaliar a caminhada do mês de janeiro e planejar ações e atividades para fevereiro. O encontro foi pautado com avaliação da confraternização dos animadores, portas da misericórdia, representantes de animadores para reuniões na paróquia, ensaios da via-sacra, missa da 1.ª sexta-feira, avaliação do retiro espiritual dos Vicentinos, Apostolado da Oração e Campanha da Fraternidade Ecumênica-2016. A agenda de compromissos da comunidade para o mês de fevereiro ficou definida assim:

05.02.2016- Missa da 1.ª sexta-feira, as 19h na Igreja do Coração de Jesus;
08.02.2016- Encontro de estudo e formação sobre a CFE-2016 as 18:30 na Igreja do Coração de Jesus;
14.02.2016- Ensaios da Via-Sacra, as 16h na Igreja do Coração de Jesus;
20.02.2016- Encontro de formação com os grupos de liturgia e canto as 19h na casa paróquial;
21.02.2016- Porta da misericórdia em Cococi.
25.02.2016- Apostolado da Oração as 17h na Igreja do Coração de Jesus;
29.02.2016- Coordenação da cidade as 19h na casa paróquial.

A confraternização dos animadores foi um momento de encontro marcado com oração, dinâmicas, partilha e amigo cheiro. O encontro aconteceu no último dia 16.01 na igreja com participação dos animadores e comunidade em geral. 

A comunidade irá  se organizar para participar do encontro em Cococi na abertura da porta da misericordiosa que será no próximo dia, 21.02. Os  animadores irão fretar uma topic para participar com fé e alegria dessa momento momento marcante da Igreja e Diocese de Crateús.

 Os animadores Cícero Aderaldo e Hosana Marrocos, foram escolhidos para representarem a Comunidade do Coração de Jesus nas reuniões da Coordenação da Cidade.

A via-sacra será na sexta-feira da paixão no dia, 25.03, e os ensaios já estão previstos para os domingos depois das celebrações. O primeiro encontro será  dia 14.02.

O retiro espiritual e formação dos vicentinos foi marcado com boa participação dos membros dos grupos e da comunidade de Açudinho-Inhamuns. As palestras foram ministradas por representantes dos conselhos de metropolitano, conselho particular da região 7 e de Novo Oriente.

Os animadores irão se encontrar nessa Carnaval para estudar a CFE-2016 e fomentar ações concretas para desenvolver na comunidade.

O apostolado da oração terá seu encontro no dia 28.02 as 17h na Igreja do Coração de Jesus. O encontro será ministrado pela zeladora Terezinha com participação da comunidade em geral.