16 anos de fé e devoção – 2003/2019


sábado, 6 de julho de 2019

COMUNIDADE ENCERRA O MÊS DE MAIO COM CORAÇÃO DE NOSSA SENHORA

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus  encerrou o mês de maio no dia, 31/05, com a bonita e tradicional coração. O momento celebrativo iniciou às 19h com adoração ao santíssimo e seguiu com os ritos da celebração da palavra com ofertório simbólico e em seguida apresentação e homenagens a Nossa Senhora. 

A Coroação da Virgem ou Coroação de Maria é um tema da arte cristã, especialmente popular na Itália nos séculos XIII a XV, continuando popular até o século XVIII e além. A cena geralmente é retratada da seguinte maneira, Jesus, às vezes acompanhado por Deus Pai e o Espírito Santo na forma de uma pomba, coloca uma coroa na cabeça de Maria, proclamando-a Rainha dos Céus. Em versões anteriores, a coroação ocorre no paraíso na forma de um tribunal terrestre, composto por santos e anjos. Em versões posteriores, a coroação é vista por figuras sentadas em nuvens e o paraíso é retratado como o céu. Embora a coroação da virgem seja aceita na Igreja Ortodoxa, a coroação sendo feita por Deus não o é. Maria às vezes é mostrada, na arte cristã oriental e ocidental, sendo coroada por um ou dois anjos.
No início do período gótico o assunto se tornou comum e teve grande participação no aumento da devoção a Maria, sendo um tema frequente para a sobrevivência das pinturas de painéis italianos do século XIV, feitos de um modo geral para acompanhar o altar lateral de uma igreja. A grande maioria das igrejas católicas tinham (e ainda têm) um altar lateral ou "capela da Senhora" dedicado a Maria. É tradição da igreja católica os rituais conhecidos como coroações de Maio, onde figuras humanas colocam uma coroa em uma imagem da virgem Maria.
A Coroação de Maria é o quinto mistério glorioso do Santo Rosário. Na Igreja Católica, a coroação é comemorada durante o mês de maio, à escolha de datas das Comunidades.
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa%C3%A7%C3%A3o_de_Maria























Nenhum comentário:

Postar um comentário